Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Eis-me aqui, envia-me" é o tema para o Dia Mundial das Missões 2020

31 mai, 2020 - 18:14 • Aura Miguel

O Papa divulgou a sua mensagem para a data que se assinala a 18 de Outubro.

A+ / A-

"Eis-me aqui, envia-me" (Is 6, 8), é o tema escolhido pelo Papa para assinalar o próximo Dia Mundial das Missões, que se assinala a18 outubro 2020.

Na mensagem hoje divulgada este domingo, o Papa não esquece “as tribulações e desafios causados pela pandemia do covid-19” e propõe à Igreja uma atenção especial a estas circunstâncias que interpelam toda a humanidade.

Francisco constata como “«à semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furibunda” e como nos “demos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados mas, ao mesmo tempo, importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos.”

A mensagem reconhece como, apesar de “verdadeiramente assustados, desorientados e temerosos”, se verifica como “o sofrimento e a morte nos fazem experimentar a nossa fragilidade humana; mas, ao mesmo tempo, todos participamos de um forte desejo de vida e de libertação do mal”. Neste contexto, a missão é um convite “a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo” e uma "oportunidade de partilha, serviço, intercessão”.

Para Francisco, “a compreensão daquilo que Deus nos está a dizer nestes tempos de pandemia torna-se um desafio também para a missão da Igreja. Desafia-nos a doença, a tribulação, o medo, o isolamento. Interpela-nos a pobreza de quem morre sozinho, de quem está abandonado a si mesmo, de quem perde o emprego e o salário, de quem não tem abrigo e comida”. O Papa recorda que, apesar de “obrigados à distância física e a permanecer em casa, somos convidados a redescobrir que precisamos das relações sociais e também da relação comunitária com Deus. Longe de aumentar a desconfiança e a indiferença, esta condição deveria tornar-nos mais atentos à nossa maneira de nos relacionarmos com os outros”. E, neste contexto, ”a oração, na qual Deus toca e move o nosso coração, abre-nos às carências de amor, dignidade e liberdade dos nossos irmãos, bem como ao cuidado por toda a criação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+